Negociar no portal com segurança
Assim como no mundo físico precisamos sempre estar atentos para estarmos seguros com nossas compras, no mundo digital o cuidado deve ser redobrado. Como podemos fazer compras e negociações online com segurança?
Aqui vão algumas dicas:
Pesquise, pesquise e pesquise
Busque por preços, características e opiniões sobre o produto. E não deixe de se atentar aos preços. Se estiver abaixo do mercado, desconfie. Claro que quando se tratar de produtos usados, o valor vai ser um pouco mais baixo. Mas sempre se lembre que mesmo o comércio online também tem uma faixa de preços que deve se manter. Estando muito abaixo, pode ser furada.
Pesquise a reputação e informações do site e do vendedor
Veja se existe algum telefone de contato, e-mail, razão social e CNPJ disponíveis sobre a empresa. Entre em contato com o atendimento para conferir a existência dela. Também vale buscar em sites como Reclame Aqui para ver se há ou não problemas com a empresa, e quando há, como é a resolução da parte dela.
Busque formas de pagamento seguras e sempre verifique os dados antes de pagar
Mecanismos de pagamento digital ajudam a aumentar a segurança no pagamento e possibilitam maior facilidade de estornos em caso de problemas ou erros. Soluções de pagamento como PayPal e cartões virtuais, fornecidos por sua operadora financeira, garantem segurança extra nas transações.
Fique atento, pois nenhum serviço pode exigir a senha do seu cartão.
Também, por mais que seja cômodo, evite deixar os cartões e formas de pagamento salvos nos serviços de compras. Assim, caso sua conta seja comprometida, seus dados bancários não serão revelados.
Caso opte por não usar cartões, os boletos bancários podem ser uma boa solução. Mas sempre se atente aos dados contidos nele antes de efetuar o pagamento. Confirme o nome do beneficiário, valor e outros dados relevantes.
Preze por seus dados
Quando preencher cadastros, compartilhe apenas o necessário. Preencha só os campos obrigatórios. Não forneça informações demais.
Use senhas fortes
Nos seus cadastros, use sempre senhas fortes em seus acessos. Evite colocar nelas seu nome, data de nascimento, nome de pessoas queridas ou animais de estimação. Esse tipo de senha torna sua conta muito mais vulnerável por serem mais fáceis de serem quebradas. Busque usar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Isso ajudará a ter senhas mais fortes.
Também evite usar as mesmas senhas em diferentes contas. Isso porque, caso haja vazamento de dados em algum lugar, pessoas mal intencionadas podem tentar usar sua senha em outros sites e serviços.
Sempre verifique se o site é seguro
Atente-se se o site possui certificado de segurança. Mas como fazer para saber isso? É possível identificar se o site é seguro ou não pelo link. Ele deve conter “https” no início, e o símbolo de cadeado. Jamais compre num site que contenha só “http”, sem o “s”.
Fique atento se o endereço do site e seu nome são compatíveis.
Muitos golpes são aplicados quando não há atenção nesse detalhe. Por exemplo, há alguns anos, veicularam falsos cupons da rede McDonald’s, e, ao clicarem no link para resgatá-lo, a pessoa ficava com seus dados vulneráveis. Nesses casos, os golpistas criam sites com a identidade visual praticamente idêntica ao original, mas com o endereço do site errado. Por exemplo, ao invés de se escrever mcdonals, escreve-se mecdonalds. E, assim, as pessoas são enganadas ao não se atentarem no endereço do site. Então, fique de olho!
Lembre-se, nossa URL é https://www.vitrineceara.com.br
Atente-se aos e-mails da loja
Preste atenção tanto na comunicação da loja como no domínio do e-mail. O que é o domínio? É aquela parte que vem depois do @ (arroba). Por exemplo, @gmail, @hotmail, @outlook, entre outros. Esses exemplos citados em geral são usados para e-mails pessoais, então fique atento caso a empresa use e-mails com esses domínios, porque as chances de não serem tão confiáveis é maior. Quando receber nossos e-mails, sempre verifique o domínio. Eles sempre serão @vitrineceara.com.br. Caso receba com outro domínio, denuncie! Não somos nós.
Salve toda sua negociação com o vendedor
Quando se trata de anúncios classificados, toda a negociação e pagamento são feitas diretamente com o vendedor. Como o site não tem responsabilidade sobre essa negociação, sempre salve toda sua conversa com o vendedor. Faça capturas de tela e as armazene de forma segura. Sempre deixe tudo muito claro e alinhado: condições do produto, como será feito o pagamento, como será a entrega, etc.
Tenha cuidado ao receber o produto
Como já mencionado, no caso de sites de classificados e trocas, a transação não é feita diretamente pelo site. Ele não recebe nada pela venda do produto, como no caso do Portal. Assim, ele também não se responsabiliza pela entrega e possíveis encontros entre comprador e vendedor.
Então, caso vá se encontrar com o vendedor, faça o encontro em locais públicos, mais movimentados. Se possível, leve alguém junto com você.
Se for usar outra forma de entrega, muito cuidado para não cair em golpes. Infelizmente, algumas pessoas de má fé, ao receberem o pagamento, não enviam o produto como foi negociado. Então fique muito atento (a) na forma que o vendedor negocia com você e busque por formas de pagamento seguras, para lhe resguardar em caso de fraudes. Pagamentos com cartão de crédito, como já dito, são boas opções por conta da possibilidade de estorno.
Sempre verifique a Política de Privacidade e os Termos de Condições e Uso da empresa
Esses documentos devem ser disponibilizados pelo site em que você navega. Busque sempre ler com atenção para se certificar de como seus dados serão usados e as políticas da empresa. Na página inicial do Portal, você pode encontrar tanto nossos Termos e Condições como nossa Política de Privacidade no rodapé da página.
Aqui no Portal, queremos sempre o melhor para os nossos usuários, estamos sempre prontos para ajudar a crescer juntos, fique à vontade para nos enviar um e-mail com sugestões do que gostaria de ver por aqui nas nossas dicas.